O Facinio das Meias Medicinais

 

O que é meia elástica

 

1) O que é meia elástica medicinal ?
Resposta : A meia elástica medicinal é um produto terapêutico que exerce compressão em todo membro inferior expressa em mmHg, graduada com uma compressão maior no tornozelo que vai decrescendo no sentido da coxa.
2) Porque uma meia elástica é chamada de medicinal ?
Resposta : Porque toda meia terapêutica exerce uma compressão que vem graduada de fabrica expressa em mmHg , com o objetivo de aliviar a dor e o edema(inchaço) no membro inferior.

3) Qual a diferença da meia elástica medicinal das meias estéticas comuns ?
Resposta : A meia elástica medicinal vem com uma compressão de fabrica expressa em mmHg , que vai desde 10 a 50 mmHg na sua maioria. A meia estética não exerce compressão de natureza terapêutica.

4) A meia elástica tipo ¾ ou panturrilha corta a circulação da perna ?
Resposta : A meia elástica ¾ ou panturrilha é a meia mais prescrita no mundo devido aos problemas venosos e linfáticos surgirem mais na perna , e o seu uso não corta a circulação , pois ela exerce uma compressão eletronicamente calibrada , diminuindo no sentido tornozelo – coxa.
 


5) Quanto tempo dura uma meia elástica medicinal ?

Resposta : A meia elástica é um produto terapêutico e quando o seu uso é de 4 a 6 vezes na semana , sua durabilidade é de 4 a 6 meses.

6) Existe meia elástica medicinal com característica de meia estética ?
Resposta : Sim , os fabricantes de meia elástica medicinal tem hoje graças a tecnologia, produtos com boa ação terapêutica e com aspecto de meias estéticas.
7) Posso adquirir uma meia elástica medicinal sem prescrição médica ?
Resposta : Não , a meia elástica deve ser prescrita pelo seu médico, de preferência com um receituário especializado que é fornecido pelos fabricantes de meias elásticas.
 


8) O uso da meia elástica medicinal evita varizes nos membros inferiores ?
Resposta : Não , a meia elástica é um tratamento sintomático , evita a dor e o inchaço no membro.

9) Durante a Gravidez é importante o uso da meia elástica ?
Resposta : Sim, a meia elástica durante a gravidez proporciona um conforto para paciente , pois as alterações hormonais e compressão do útero nas veias abdominais piora o quadro das pacientes que tem tendência a desenvolver varizes nos membros inferiores, sendo que a meia evita o edema e ameniza o quadro varicoso.

10) Quais são as contra-indicações do uso das meias elásticas ?
Resposta : Infecção, Ulcerações e Eczema na pele dos membros inferiores, Insuficiência cardíaca descompensada, Insuficiência arterial sintomática nos membros inferiores.
11) Como deve ser colocada a meia elástica medicinal ?
Resposta : Sempre deve ser colocada pela manhã (momento em que sua perna esta menos inchada visando facilitar seu vestimento) e retirada ao final do dia, pois, no momento em que estiver deitado a gravidade se torna nula tornando desnecessário o uso da mesma.

12) Você tem dificuldade de vestir sua meia elástica !
Resposta : A meia elástica pelo fato de exercer compressão em toda sua extensão, quando nas primeiras vezes do seu uso o paciente tem muita dificuldade. Alguns fabricantes criaram calçadeiras especiais para facilitar sua colocação. Mas recomenda-se que o paciente esteja com as unhas aparadas, e inicialmente calce o pé e o restante fica facilitado.


13) A partir de qual compressão uma meia é considerada medicinal ?

Resposta : Em um consenso europeu ficou estabelecido que a graduação a partir de 10 mmHg no tornozelo já se considera meia medicinal. Ex: 20-30 mmHg e 30-40 mmHg (os dois modelos mais comuns)


14) Pode dormir com meia elástica ?

Resposta : Dependendo do caso se pode usá-las, porem nestes casos em especial se dever atender as orientações de seu médico, pois as meias possuem uma grande variedade  de modelos e compressões, sendo estas distintas para cada caso.

15) Quais os tipos de compressão que existe ? Como são classificadas as meia elásticas ?
Respostas : Não existe consenso em relação aos fabricantes, mas esta estabelecido que os tipos de meias medicinais são : ¾ , 7/8 , tipo calça e gestante. Os tamanhos mais comuns : pequeno, médio e grande.
E a compressão no tornozelo que decresce até a coxa vai de 10-15 mmHg a 50-60 mmHg , dependendo da patologia que se queira tratar.


16) Como é prescrito uma meia elástica medicinal ?

Resposta : O seu médico deve medir a circunferência do tornozelo e panturrilha (Para o uso do modelo ¾ “até o joelho”) e coxa (para modelos “ Meia Calça e 7/8”) “SEMPRE DA PERNA MENOS INCHADA”
Após a coleta das medidas se pode encontrar o tamanho ideal para cada pessoa, no entanto se deve ficar atento a um detalhe, cada marca de meias ou modelo possui medidas distintas, por isso escolha primeiro o modelo de sua preferência para somente após verificar o tamanho ideal para você.

“Se você sofre com dores e cansaço nas pernas use uma meia medicinal e diga adeus a este problema”

Atenção: Pacientes com diabetes só poderão usar meias medicinais mediante acompanhamento médico, uma vez que não se pode comprimir extremidades nesses casos…